Você quer começar a fazer marketing mas você não sabe como fazer um plano de marketing.
Você não tem um planejamento.
O marketing é essencial para qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso, mas se você não tem o conhecimento e a experiência necessária, você pode ficar perdido em como criar um plano de marketing.
Um bom plano de marketing é extremamente útil para entender melhor o negócio, esclarecer objetivos, manter o foco e garantir que todos da sua equipe estejam na mesma página.
Neste artigo, falaremos sobre sete etapas necessárias para criar um plano de marketing campeão.
Vamos começar?
Como Fazer um Plano de Marketing Básico?
Primeiramente, entenda a finalidade por trás de um plano de marketing. Isso vai ajudar na definição de objetivos, entender o público-alvo e otimizar o impacto das suas campanhas de marketing.
Comunicar sua grande estratégia ou ideia é o objetivo do seu plano de marketing e para fazer isso, todo plano de marketing deve ter:
- Metas de marketing de curto e longo prazo
- Descrição de seu público-alvo e persona
- Uma ou mais estratégias e táticas de marketing
Crie um modelo de infográfico que mostra cada um desses detalhes fundamentais, deixando claro os objetivos, quem é o público-alvo e a estratégia de marketing escolhida.
Se você quiser ir além, pode incluir ainda mais detalhes como uma visão atual do mercado, indicadores de desempenho, considerações orçamentárias ou um cronograma de quando o plano será executado.
Agora vamos começar as sete etapas para criar um plano de marketing eficiente, que são:
- Introdução
- Missão, valores e visão
- Pesquisar o mercado e os concorrentes
- Identificar cliente-alvo
- Descreva seus objetivos de marketing
- Estratégia de Marketing
- Orçamento
Introdução
Nesse primeiro passo, é essencial fazer um resumo ou visão geral de toda a empresa e descrever com detalhes os principais pontos do plano de marketing, destacando a função do negócio e o objetivo do plano.
Não é necessário ser muito longo.
O resumo pode conter conquistas passadas e a direção da empresa no futuro.
Considere um resumo mais enxuto possível, em que os detalhes sejam concisos e direto ao ponto. Você quer provocar os espectadores sobre o que está por vir e deixá-los ansiosos.
Nada exagerado, apenas uma introdução antes de entrar na raiz do plano de marketing.
Missão, valores e visão
Nessa segunda etapa, é importante relembrar a missão, os valores e a visão da empresa.
Porque?
Fazendo isso, você responderá muitas das perguntas sobre o porquê do seu plano de marketing ser do jeito que é. Também mostrará que você teve isso em mente durante todo o processo de planejamento.
Pesquisar o mercado e os concorrentes
Qualquer plano depende de fazer uma pesquisa. Estudar o mercado e estudar a concorrência em busca de um diferencial competitivo.
Algumas perguntas como essas a seguir podem trazer ideias valiosas:
O que as outras empresas concorrentes estão fazendo?
Elas estão tendo resultado?
O que pode ser melhorado?
Além disso, fazer uma análise profunda dos pontos fracos e fortes da empresa é essencial. Já ouviu falar em análise SWOT? Ela é uma ferramenta que ajuda a identificar as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) do seu negócio em relação ao mercado.
Assim, você poderá aproveitar os seus pontos fortes, corrigir os seus pontos fracos, explorar as oportunidades e minimizar as ameaças. A análise SWOT também te ajuda a definir os seus diferenciais competitivos e a sua proposta de valor.
Identificar cliente-alvo
Depois de identificar a concorrência, seus olhos devem se voltar a identificar o cliente-alvo. Isso permitirá a criação de estratégias de marketing mais personalizadas.
Para definir o cliente-alvo (persona), algumas informações devem ser coletadas, como:
- Idade;
- Renda;
- Interesses;
- Valores.
Descreva seus objetivos de marketing
Com a pesquisa de mercado pronta, agora é hora de traçar os objetivos de marketing e metas.
O que você planeja alcançar com o plano de marketing?
Ser específico nessa etapa com números reais é muito importante.
Se o objetivo for vender mais, não descreva apenas como “aumentar as vendas”. Em vez disso, faça assim: – Aumentar as vendas em 25% nos próximos 3 meses.
O objetivo precisa ser concreto. Não apenas uma declaração vazia.
Além disso, os objetivos não se resumem apenas a vendas. Eles podem ser a fidelização do cliente, o reconhecimento da marca, o tráfego no site, etc.
Estratégia de Marketing
A sexta etapa é definir a estratégia de marketing que será usada do começo ao fim do plano.
Existem quatro detalhes para incluir nessa etapa:
- O que fazer?
- Como fazer?
- Quando fazer?
- Quais canais vão ser usados?
Resumidamente, é um passo-a-passo de como executar a estratégia de marketing, o que será feito e quando será feito.
Orçamento
O orçamento é o pilar que sustenta todo o plano de marketing. É importante saber quanto será gasto para atingir o objetivo, deixando isso claro desde o início do planejamento.
Muitas vezes existem despesas ocultas e fazer marketing no geral pode ser muito caro..
Conclusão
Criar um plano de marketing não é uma tarefa difícil, mas requer planejamento, pesquisa, análise e ação. Seguindo esses passos, você poderá elaborar um plano de marketing eficaz, que te ajude a alcançar os seus objetivos e a se destacar no mercado. Lembre-se de que o seu plano de marketing deve ser flexível e atualizado, para acompanhar as mudanças do ambiente externo e interno.