O crescimento de uma empresa deve ser sempre prioritário.
É importante que os CEOs entendam como a sua função de marketing pode ajudar alcançar esse objetivo.
Porém poucos entendem e essa falta de atenção pode custar caro.
Em uma pesquisa feita pela Association of National Advertisers (ANA), foram entrevistados mais de 100 líderes de marketing e 21 CEOs de vários setores e de empresas tanto pequenas, quanto grandes.
O resultado da pesquisa foi claro!
Empresas que tem o marketing no centro da sua estratégia crescem mais! Especificamente, aqueles que veem a marca e a publicidade como as duas principais estratégias de crescimento, têm duas vezes mais probabilidade de ver um crescimento de receita de 5% ou mais do que aqueles que não o fazem (67% a 33%).
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Essa é a realidade tanto para empresas B2c quanto B2B.
Além disso, empresas que tem um maior crescimento investem, em média, três vezes mais em marketing.
Uma vez um executivo sênior de uma empresa disse:
As finanças identificam para onde vai o dinheiro; o marketing identifica de onde vem o dinheiro
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Para os CEOs e empresas que não fazem marketing para alavancar o crescimento, a hora é agora!
Veja como fazer.
Definir necessidades
Você tem estratégia de crescimento?
Como é o relacionamento com o cliente?
Você possui as pessoas, os recursos e a tecnologia necessária para construir uma marca global?
Se você não sabe o que o marketing pode fazer, não saberá o que ele deveria fazer. Esse princípio parece óbvio, mas a prática está longe de ser onipresente.
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Foi perguntado aos CEOs e líderes de marketing qual era o papel de marketing.
As respostas foram:
- construção de marca;
- experiência do cliente;
- crescimento digital;
- fidelidade;
- suporte de vendas.
Além disso, quase metade do líderes de marketing classificaram o marketing e publicidade com ferramentas fundamentais de crescimento, enquanto menos de 30% dos CEOs concordaram.
Em 66% das vezes, ou dois terços das vezes, esses líderes não concordavam ou não tinham a mesma definição do que é o retorno do investimento em marketing.
Menos de 30% dos CEOs acreditam que os líderes de marketing ou CMOs são extremamente eficientes no crescimento de uma empresa;
Com isso fica claro a falta de comunicação que muitas empresas tem.
Cabe aos CEOs a responsabilidade de fornecer o caminho para que os CMOs consigam traçar um plano estratégico.
Em conjunto, eles devem construir uma estrutura que possa medir o marketing e que faça a conexão dos resultados da empresa às estratégias de crescimento.
Tenha um defensor do cliente
O crescimento de uma empresa é como um esporte em equipe, onde cada um tem a sua função e o sucesso vem por meio de diversos fatores que estão interligados.
O defensor do cliente é alguém que vai trabalhar as estratégias de marketing de relacionamento com o cliente.
Nomear o defensor do cliente é essencial. O líder de marketing pode ser esse responsável ou outra pessoa liderada por ele.
Esse defensor deve ter autoridade real e participar de todas as conversas estratégicas.
Segundo uma pesquisa da Adweek. há uma forte ligação entre CMOs de alto desempenho e um forte apoio dos CEOs.
Porém esse apoio ainda é fraco!
Na mesma pesquisa mencionada anteriormente, 4 a cada 10 empresas não tem ninguém na função de marketing e relacionamento ao cliente na empresa.
As empresas que o têm, tem mais probabilidade de obter um resultado superior.
Foi descoberto também que empresas com líderes de marketing mais envolvidos com o planejamento estratégico da empresa, crescem 1,3 vezes mais.
Um executivo de marketing de uma empresa global de bebidas disse:
A estratégia deveria ser multidisciplinar, mas quando o marketing não tem lugar nessa mesa, todo o sistema falhou.
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Transforme-se em um Coach de Crescimento
A função de um CEO é como o papel de treinador do time de futebol.
Ele deve criar a estratégia e não chutar a bola.
É importante para esse profissional ter o domínio dos desafios e oportunidades do marketing moderno.
O plano de marketing está alinhado com a estratégia de crescimento?
Muitas vezes a resposta é “não “ou “não o bastante”.
O marketing hoje é voltado para publicidade e branding.
É uma disciplina multidimensional e técnica.
É importante que os CEOs com pouca expertise em marketing tenham mais contatos com os líderes de marketing, para melhorar o seu conhecimento das novas ferramentas de marketing atuais.
Ao fazer isso, contribuirá para serem melhores treinadores.
É fato que: líderes em crescimento profissional geram 80% mais valor para acionistas.
Mas muito CEOs não tomam essas medidas que podem leva-lo a outro nível.
Leia também: Como empreender do zero na internet?
Conclusão
Na medida que novas tecnologias são criadas, novas ferramentas e estratégias também são atualizadas.
E isso faz com que o crescimento profissional, o aprofundamento do conhecimento de marketing, seja necessário.
Além disso, é cada vez mais importante a proximidade do CEOs e dos CMOs para alcançar melhores resultados nas estratégias de marketing para crescimento da empresa.