O marketing tradicional sofreu muitas mudanças com a internet. Nesse cenário em constante evolução, surgiu o conceito de “dark response marketing".
O marketing tradicional sofreu muitas mudanças com a internet. Nesse cenário em constante evolução, surgiu o conceito de “dark response marketing".
O que é dark response marketing?
Dark Response Marketing ou Dark Social é a prática de compartilhar conteúdo através de canais de mídia social privados, mensagens diretas, e-mails e grupos fechados.
O Dark Social desafia os métodos tradicionais de análise de dados em redes sociais, uma vez que boa parte do compartilhamento ocorre em canais não rastreáveis.
Exemplos de dark response marketing
1. Aplicativos de Mensagens Privadas
2. E-mail
3. Comunicação dentro de Aplicativos Nativo
4. Grupos Privado
5. Recomendações de Boca a Boca
6. Tráfego Web “Não Rastreável”
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Aplicativos de Mensagens Privadas
Usuários das Plataformas como WhatsApp, Telegram, Slack e Discord conversam individualmente ou em grupo, compartilham links, artigos e vídeos fora do olhar público
E-mails
O compartilhamento de links e conteúdo por meio de e-mails pessoais é uma das formas mais antigas de dark response marketing. As recomendações muitas vezes acontecem em mensagens privadas.
Comunicação dentro de Aplicativos Nativos
Plataformas de mídia social, como o Facebook Messenger e o Instagram Direct, também são usadas para compartilhamento de conteúdo fora do público geral.
Grupos fechados em redes sociais, como Facebook Groups e subreddits privados, são locais onde as pessoas compartilham conteúdo com um público selecionado.
Quando você compartilha um podcast com um amigo, discute algo interessante ou até mesmo menciona produtos em uma conversa telefônica, está participando do dark response marketing.
Quando alguém clica em um link para um site em uma página não segura (HTTP), essa origem de tráfego não é facilmente rastreável pelas ferramentas de análise tradicionais